terça-feira, 7 de julho de 2009

Fora Sarney e a Resistência

Observei com certo orgulho a movimentação no Twitter e na imprensa.O brasileiro está indignado com a maneira como o Senado vem sendo conduzido pelo ex-presidente da República e senador do PMDB, José Sarney.

Atos secretos, nepotismo e manutenção de um modelo governamental que preza pela corrupção e favorecimento pessoal em detrimento à Ordem e ao Progresso deram ensejo a escândalos envolvendo o presidente do Congresso Nacional e seus descendentes e o movimento Fora Sarney.

Vários usuários do Twitter postaram a hashtag #ForaSarney a fim de demonstrar sua discordância com a permanência de Sarney no Senado, com seu governo, com sua história e para divulgar eventos e reuniões de protesto em várias cidades brasileiras.

Até artistas hollywoodianos foram interpelados a ajudar por posers midiáticos, que tomaram um tapa na cara com luvas de pelica e uma pequena lição de democracia.

No dia 1º de julho, 26 pessoas compareceram ao protesto Fora Sarney no Rio de Janeiro e 50 pessoas em São Paulo, o que foi bastante frustrante. Quantas pessoas se engajam online mas não põem a cara no mundo real?E eu me incluo nessa vergonhosa estatística.

Quantas pessoas querem mesmo agir diferente e lutar por um país melhor?E o que é mais importante: quantas pessoas sabem exercer sua cidadania?

Escrever palavras de ordem pra todo mundo ver parece até bastante revolucionário, mas não passa do exercício do seu direito de livre expressão, defendido pela Constituição Federal.
Anotar todo ano eleitoral em quem você votou e os motivos de seu voto, acompanhar o mandato dos candidatos eleitos e a carreira dos que não se elegeram é exercício de cidadania.

Além disso, é a melhor maneira de evitar que outros escândalos como este ocorram e que haja uma renovação do Congresso.

Claro que falta se falar de muitas outras coisas, de uma mudança de consciência, de atitude, de incentivos à Educação e à formação de uma nova cultura , de novos costumes. Mas não seria este também um bom e novo começo?

A personificação da crise no Senado é um reflexo de nossa ignorância,afinal, não é somente Sarney que tem uma reputação vergonhosa, mas vários outros membros do Congresso, do Poder Executivo,que habitam os prédios de Brasília sem honrar os cargos que ocupam, porque NÓS votamos neles, porque os elegemos.

Sarney só é pior porque é supostamente o último caudilho, coronel, produto de uma ditadura nada branda e o maior vira-casaca deste qüinqüênio. Até o Romário fazendo gol no Vasco é mais fiel ao Flamengo do que Sarney à Nação. Sarney serve ao Sarney.

No entanto, é válido que aprendamos a abrir a boca, a protestar e a se importar. A apatia não combina com o exercício da cidadania tampouco com atitudes revolucionárias.

Ainda assim, apenas hashtags não derrubam governantes, devemos ter consciência disso. Bem como devemos nos conscientizar do poder de nosso voto e de nossas vozes. De nossa presença e papel no Estado Democrático de Direito.

2 comentários:

Insolente disse...

Eles deviam se matar no Senado, ao invés de só gritar bobagens. Eu ia adorar eleger outros e não ter esses concorrendo nunca mais...pq tem sempre uns manés pra eleger, né?!

Xuxudrops disse...

Insolente,
é verdade, naa cabine de votação ficamos vendidos, sem opção, é sempre a mesma corja.