quarta-feira, 23 de abril de 2014

Lançado app do PROCON - RJ



Reclamações a um toque da tela do celular. Assim será a partir de hoje para os consumidores do Estado do Rio com o lançamento do aplicativo web para tablets e smartphones do Procon-RJ. O acesso ao app Meu Procon-RJ, lançado nesta manhã na sede do órgão, no Centro do Rio, já está disponível e é compatível aos principais sistemas operacionais do mercado (iOS, Android e Windows Phone). Após protocolar a reclamação, os consumidores receberão imediatamente um número de protocolo referente à queixa, cujo andamento poderá ser acompanhado por meio dosite. Até então, as reclamações ao órgão só podiam ser feitas presencialmente, em um dos seis postos de atendimento espalhados pelo estado ou pelo telefone 151.
Além de receber reclamações, o aplicativo apresenta uma lista com resposta às dúvidas mais frequentes dos consumidores encaminhadas ao órgão. De acordo com a autarquia, isso permitirá também desafogar o atendimento do disque Procon-RJ, feito por 23 atendentes. Segundo a secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos, cerca de 40% das pessoas que ligaram para o 151 - no ano passado, foram mais de um milhão de ligações (média de 60 mil por mês) - só queriam tirar dúvidas. Para Cidinha, o Serviço de Atendimento do Consumidor 2.0 traz mais facilidades.
- Quando o atendente receber o telefonema de consumidor vai ter, na tela a sua frente, esse mesmo cadastro de quem opta por fazer a queixa pelo site. Poderá preenchê-lo mais rapidamente e agilizar p registro. Agora, com o aplicativo e o site, expandimos nosso atendimento e, onde o consumidor estiver, poderá reclamar - destaca a secretária.
O aplicativo também trará um campo sobre regras do comércio eletrônico e outro com os endereços dos postos de atendimento presencial do Procon-RJ.
A ferramenta tem, ainda, a função de coletar e armazenar os dados referentes às consultas dos consumidores, o que auxiliará o Procon-RJ a planejar operações de fiscalização. Quem não tem acesso a dispositivos móveis poderá fazer reclamações por meio do site do Procon-RJ, e acompanhar o andamento neste mesmo endereço eletrônico, a partir do número de protocolo que será gerado no preenchimento do cadastro.
De acordo com Cidinha, o atendimento por meio destas duas novas ferramentas será feito por cinco pessoas, inicialmente. No entanto, se a demanda exigir reforço, ele será providenciado, garantiu.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: