BRASÍLIA - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o
Ministério da Saúde anunciaram nesta terça-feira a suspensão de 212
planos de saúde de 21 operadoras, por não passarem na avaliação que leva
em conta critérios como prazo de atendimento e negativa de cobertura.
Com os planos que já tinham sido suspensos anteriormente, estão
proibidos de serem comercializados 246 planos de 26 operadoras.
Foi a primeira suspensão de planos de saúde com uma nova metologia. Antes, era levada em conta apenas o prazo de atendimento. O monitoramento anterior, feito em abril, já contava com os critérios novos, de negativa de cobertura, que incluem rol de procedimentos oferecidos, período de carência, rede de atendimento, reembolso e mecanismos de autorização para procedimentos.
Foi a primeira suspensão de planos de saúde com uma nova metologia. Antes, era levada em conta apenas o prazo de atendimento. O monitoramento anterior, feito em abril, já contava com os critérios novos, de negativa de cobertura, que incluem rol de procedimentos oferecidos, período de carência, rede de atendimento, reembolso e mecanismos de autorização para procedimentos.
Na
época, não houve nenhuma suspensão, porque os planos são proibidos de
comercializar seus produtos quando são reincidentes. Como em abril
terminou o primeiro ciclo de monitoramento com a nova metodologia, foi
preciso esperar o último ciclo, divulgado nesta terça-feira.
Desde
2011, houve seis ciclos de monitoramento. Segundo o diretor-presidente
da ANS, André Longo, o monitoramento resultou na suspensão temporária de
618 planos de saúde de 73 operadoras, protegendo 7,9 milhões de
consumidores. Isso representa proteção para 16,3% dos beneficiários.
Indagado se, de forma geral, o governo estava satisfeito como os planos
de saúde, uma vez que a maioria não foi atingida pela suspensão, o
ministro da Saúde, Alexandre Padilha, respondeu:
—
Só vamos considerar que estão funcionando bem, quando tivermos zero de
queixa. Esse sistema de monitoramento resolve a maioria das queixas. Ma o
fato de não ter sido suspenso não significa que não teve nenhuma
queixa.
De
19 de março a 18 junho, período do último ciclo de monitoramento, que
teve os resultados divulgados hoje, foram recebidas 17.417 reclamações.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/governo-suspende-212-planos-de-saude-de-21-operadoras-9622345#ixzz2cWHolPBI
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Fonte: O Globo - Online
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